O nosso laboratório tem como objetivos servir como espaço de experimentação e inovação, onde artistas-investigadores integrados podem desenvolver e testar novas ideias e tecnologias aplicadas à arte.



Os tópicos de pesquisa da ZABRA refletem as mudanças sociais atuais e os interesses dos seus membros. Estes incluem:

Natureza Digital: Exploração da digitalização da natureza e suas implicações artísticas.
Códigos Emocionais: Investigação de como emoções podem ser codificadas e representadas digitalmente.
Pós-Natureza: Estudo de formas de natureza que transcendem o conceito tradicional através da tecnologia.
Xeno-Voz: Pesquisa sobre vozes e comunicações de espécies não-humanas ou artificiais.
Vozes Pós-Humanas: Investigação sobre a voz expandida como instrumento e formas de expressão que emergem no contexto pós-humano, onde a tecnologia redefine a sua identidade.
Memória Processada: Análise de como a memória pode ser armazenada, processada e representada através da tecnologia.
Som Polimórfico: Exploração de novas formas e estruturas de som que mudam dinamicamente.
Objetos Morfogenéticos: Criação de objetos que mudam de forma ou função através de processos tecnológicos.
Hardware Fantasma: Investigação de tecnologias que operam de maneiras invisíveis ou não convencionais.
Máquinas Assombradas: Estudo de máquinas que incorporam aspectos de consciência ou comportamento inesperado.
Espiritualismo Cibernético: Pesquisa sobre a interseção de espiritualidade e tecnologia.
Fé Molecular: Exploração da crença ou espiritualidade no nível molecular.
Movimento Espectral: Estudo de movimentos ou ações que transcendem a percepção física tradicional.

As artes computacionais acrescentaram modelos de criação transdisciplinares, que potenciam novas práticas e formas de expressão artística. A área-foco Artes computacionais expandidas permite aos investigadores da área uma metodologia entre um aprofundar teórico e da investigação conduzida pela prática artística e propõem o levantamento de métodos, práticas, e tecnologias aplicadas a novas formas de expressão e representação artística expandidas. O grupo cruza a investigação entre duas temáticas principais:

1. O estudo das potencialidades da Arte Contemporânea Expandida através do cruzamento com a tecnologia e ciência, incluindo:

Neurociências: Estudo da relação entre a arte e o funcionamento do cérebro.
Biohacking: Exploração das possibilidades artísticas através da modificação biológica.
Robótica e IA: Uso de robôs e sistemas de inteligência artificial como meio de expressão artística.
Terapias Digitais: Investigar como práticas artísticas podem interagir com terapias e técnicas de bem-estar, explorando benefícios emocionais e cognitivos.

2. As Problemáticas da conceptualização, implementação, mediação, e apresentação através da análise dos desafios na criação de arte tecnológica, incluindo:

Interface e Algoritmia: Desenvolvimento de interfaces e algoritmos para arte.
Arte Virtual/Aumentada/Mista: Exploração de realidades estendidas na arte.
Computação Gráfica e Animação por Computador: Uso de técnicas avançadas para criar arte visual.
Arte Digital e Interativa: Desenvolvimento de obras que envolvem interação digital.
Arte Sonora e na Internet: Criação de arte sonora e obras distribuídas pela internet.
Videojogos e Robótica: Uso de jogos e robôs como formas de arte.
Impressão 3D e Instalações Imersivas: Criação de arte física e experiências imersivas.
Arte Ciborgue e Performance: Fusão entre corpo humano e tecnologia na arte performática.

Os investigadores do ZABRA utilizam uma metodologia que combina investigação teórica com prática artística. Esta abordagem promove a descoberta e aplicação de novos métodos, práticas e tecnologias na arte, desafiando e expandindo os limites tradicionais da arte contemporânea.