BODY AS A FROZEN METAPHOR
Carincur
Projeto de criação que combina uma aplicação de Realidade Virtual, um álbum e uma performance/instalação de realidade mista, que têm em comum entre elas, a programação, a algoritmia e a inteligência artificial. Na experiência de RV, temos a liberdade de explorar e interagir, moldando a composição sonora em tempo real através da interação de gestos e distância. Este projeto representa um vislumbre de novos paradigmas para uma escrita sonora não convencional, oferecendo um vislumbre de uma conexão mística entre música e natureza.
Projeto de investigação e criação que combina uma aplicação de Realidade Virtual, um álbum e uma instalação/ performance de realidade mista, que têm em comum entre elas a programação, a algoritmia e a inteligência artificial. A criação sonora foi feita com o auxílio de ferramentas de IA e machine learning - como clonagem de voz e geração de texto. Esta base de sons, foi aplicada numa app VR própria desenvolvida e desenhada para funcionar como instrumento de ativação de música.
Esta simulação virtual, mergulha num futuro especulativo, onde amostras de corpos habitam o espaço. Revelando vestígios de um passado que continua a assombrar o local, este universo é a simulação de futuros ecossistemas nascidos da fusão de tecnologia e matéria orgânica, onde passado e futuro coexistem na tensão perpétua do presente.
Com a ferramenta VR é possível entrar nos espaços de interação performativos. Pode ser interpretado como um jogo, na medida em que o visitante tem a liberdade de andar pelos espaços e tomar decisões de forma livre controlando a composição sonora em tempo real. A cada nova interação na app, surge uma composição nova e única. Criada pela relação de distância, nuances e sequência de gestos, relação mística entre música e natureza, bem como um vislumbre da criação de novos paradigmas para uma escrita sonora não convencional.
A performance de lançamento do álbum, celebrou a 20ª edição da ZABRA, e aconteceu em ambas as realidades. O instrumento tocado na performance para interpretação das músicas, foi a própria aplicação VR.
natureza digital; pós-natureza; xeno-voz; vozes pós-humanas digital; memória processada; som polimórfico; artefatos transmutativos
realidade virtual; inteligência artificial; objetos 3d
aplicação de realidade virtual; performance de realidade mista; instalação imersiva; álbum de música
VR APP
Concept, game design and Sound creation - Carincur
Virtual environments, Lighting and 3D animation - Pedro Ribeiro
3D modeling and 3D scannings - João Pedro Fonseca
VR and audio programming - Filipe Baptista
ALBUM
Written and produced - Carincur
Additional vocals - Çal
Mastered - André Teixeira
Artwork - Carincur and João Pedro Fonseca
Released - ZABRA
MIXED REALITY PERFORMANCE / INSTALLATION
Performance - carincur
Light design - João Pedro Fonseca
Costume design - Çal Pfungst
Video - André Abrantini
Production - Pipsy Roque
Supported by
ZABRA, Wolfpack Iberia, Artworks, Desvio, Zigur, A Leste, Fá-lo
Institutional support by
República Portuguesa - Cultura - DGARTES – Direção-Geral das Artes